segunda-feira, 9 de março de 2009

Manekineko - Itanhangá

A rede Manekineko é, provavelmente, a que eu mais frequentei (em japoneses) até hoje. Se encontra em um patamar custo / benefício excelente. Cozinha muito boa, com preço não exorbitante. Sempre que me perguntam, recomendo como o melhor rodízio de comida japonesa. Verdade que não é o mais barato, mas é o menos merrequeiro. Não tem nada pior que um restaurante que entope o sushi de arroz, ou não serve sashimi no rodízio, para economizar peixe.

É, sem dúvida, a melhor opção para um encontro de amigos, jantar casual, etc.

Eu vejo o Manekineko como um dos mais competentes, do ponto de vista de Marketing. Seu programa de pontos é muito interessante e bem divulgado (inclusive com o bônus que você ganha a cada prato sendo exibido ao lado do preço, no cardápio). Enviam convites especiais no mês do seu aniversário, disponibilizam e encorajam o uso da ficha de sugestões / reclamações e supreendem com promoções, como uma que colocou "caixinhas de presente" na entrada do restaurante, para os clientes pegarem e ganharem alguma coisa - como um prato ou um drink. Quem não chega mais animado a um lugar como esses?

Então, resolvi visitar a loja do Itanhangá com "olhos de blog". Fui com minha amiga F., em um dia de semana. Muito bem recebidos, a gerente simpática, sorridente e os garçons atenciosos.

O restaurante passou por uma reforma recentemente, tendo agora um bar no canto esquerdo, onde ficavam os tatames. O sushibar agora é mais modernoso, com 3 TVs LCD e balcão Piano-Black, com uma fenda por onde se vêem as cabeças dos sushimen e fundo vermelho. No duro, deixou de ser um sushibar, pois não dá mais para sentar no balcão e ver a comida sendo preparada. Mas, arquitetonicamente, ficou muito interessante.

Infelizmente, algumas coisas deixaram bastante a desejar. A primeira delas é o projeto de iluminação, muito ruim. A nossa mesa estava super clara, com luz direta que refletia no tampo de vidro e incomodava, enquanto na mesa ao lado, os clientes usavam - LITERALMENTE - uma lanterninha para ler o cardápio e a conta. Quando vi isso é que passei a prestar atenção ao resto, e todo o restaurante tem pontos claros demais e pontos escuros demais. Um desastre.

Além disso, haviam problemas sérios de acabamento. O teto sobre o novo bar estava com grandes remendos no gesso, sem pintura. Fiquei bastante surpreso com o desleixo nesse caso. Um dos painéis acústicos (ou decorativos, sei lá) que ficam pendurados no teto estava tão torto que dava vontade de subir em uma mesa e consertar. (ok, TOC minha. Mas não justifica terem deixado daquele jeito).

O cardápio do Manekineko é - quase - de se bater palmas. Visualmente apelativo (no BOM sentido), com lindas fotos dos pratos, colorido, layout de muito bom gosto. Com isso em mente, resolvi lê-lo de cabo a rabo, na certeza que encontraria - finalmente - o cardápio perfeito. Mas nem o Manekineko escapou de uns errinhos ortográficos. Por isso o "quase" do começo do parágrafo.

Mais uma vez gostaria de tecer elogios ao banheiro. Limpo, com visual moderno, ainda surpreende com uma cestinha com escovas, pasta de dentes e fio dental. Afinal, quem quer sair de um date com gosto de peixe na boca, ou gergelim entre os dentes?

Duas pequenas falhas no atendimento: Pedi uma bebida que foi ignorada e o Hot Philadelphia veio sem raiz forte. Ambos rapidamente - e pessoalmente - solucionados pela atenciosa gerente. No geral, a comida estava, como sempre, muito boa.

Ao final, o "eu gostaria de conhecer a sua cozinha". Ligeiramente surpresa, a gerente assentiu e disse que buscaria a minha touca (mais uma vez, só cabelo de cliente que cai), me convidando a entrar para um rápido tour. 

Muito honestamente, fiquei mal impressionado com a cozinha. O chão estava completamente molhado, sem que houvesse sinal de que estava sendo lavado, e havia muita bagunça. Pelo chão, por baixo das bancadas, muita coisa que não precisava estar ali, como uns tonéis azuis virados no chão, cadeiras empilhadas (diferentes das do salão, me fazendo crer que eram cadeiras "de serviço"). A área de "preparo para delivery" parecia um depósito. Feio, escuro e bagunçado.

O sushibar, agora visível apenas por dentro, parecia limpo. No entanto, havia uma pilha de Makimonos (que são pré-enrolados e cortados apenas na hora de servir) desnecessariamente fora da vitrine refrigerada. 

O que mais me incomodou, na verdade, foi a copa, onde são preparadas as sobremesas e o cafezinhos. O que me pareceu mais grave é que o funcionário que faz essas coisas é o mesmo que limpa as bandejas (removendo restos de comida, guardanapos e hashis usados, entre outras potenciais porcarias) e lava a louça. E ele não me pareceu fazer o tipo "lavo minhas mãos a cada mudança de função".

Concluo que o Manekineko (ao menos o do Itanhangá) é um bom exemplo do objetivo do meu blog. Nem sempre aquilo que impressiona e agrada ao público é reflexo do que acontece nos bastidores. 

Continuo gostando e não pretendo deixar de frequentar o Manekineko. Até porque quero avaliar as demais lojas. Só vou pensar duas vezes antes de pedir sobremesa.

Update: O SAC do Manekineko respondeu ao meu post. Publiquei a resposta no blog.

Um comentário:

  1. Resposta recebida do SAC do Manekineko:

    ====
    Antonio,
    Agradecemos imensamente sua contribuição para conosco. Não conseguimos lançar nossa resposta no Blog.

    Buscamos monitorar nossos restaurantes através de câmeras instaladas em todos os setores a fim de garantir a máxima atenção e higienização dos funcionários em todos os processos.

    Seguimos todas as Normas da Vigilância Sanitária e temos em nossa empresa os setores/equipes de Segurança Alimentar, Operacional, de Culinária e de Qualidade (16pessoas no total nestes 4 setores) empenhados para alcançar os padrões de qualidade desejados. Além de termos uma Central de manipulação distribuição própria para toda a rede. Recebemos frequentemente visitas do Órgão que emite laudos totalmente satisfatórios.

    Nossa gerente ao leva-lo às nossas dependências seguiu a norma, colocando sua touca também.

    Seguimos um plano de higienização – rotina de limpeza - e neste fica definido que os setores devem ser lavados com freqüência, principalmente a cozinha a fim de evitarmos acúmulos de resíduos. Os colaboradores utilizam botas de borracha branca (cor tb exigida pela Vigilância) para evitarem contato com o chão molhado e os produtos químicos usados. O chão molhado é quase uma freqüência , pois em nossa rotina de limpeza este é bastante lavado e no período escolhido para visita, encontrávamo-nos em processo de fechamento.

    No sushibar ao final da noite recolhemos todas as sobras de pontas de makimonos que você verificou e então pesamos e incluímos numa planilha de perdas. Todas as pontas que por ventura sobrem, são desprezadas.

    Na copa o funcionário é bastante vigiado para que faça assepsia adequada de suas mãos.

    As sobremesas são pouquíssimo manipuladas neste setor, havendo somente retirada de bolas de sorvete e aquecimento de brownie. As demais são feitas na cozinha. As hortaliças usadas na decoração vem acondicionadas em embalagens próprias e já higienizadas, sendo apenas colocadas na decoração no momento de saída do prato. De qualquer forma ficaremos bastante atentos a assepsia das mãos dos colaboradores do setor.


    Os tonéis azuis virados de cabeça para baixo na cozinha são extremamente necessários para empresas amigas do meio ambiente que recolhem e doam o óleo usado para fábricas de sabão e vidro. Não jogamos no ralo/esgoto como muitos locais fazem, a fim de contribuirmos com um planeta melhor para todos.

    Estudamos outras ações a fim de melhorarmos ainda mais neste quesito.


    Vamos fazer melhorias na nossa área de delivery conforme sugestão e o convidaremos para retormar quando estiverem prontas. Mudaremos as cadeiras por bancos de plástico menores e aumentaremos a iluminação.

    Ficamos muito contentes que tenha gostado do cardápio, pratos, atendimento e da nova reforma. Buscamos sempre nos esforçar e fazer ao máximo para termos os nossos clientes satisfeitos.

    Serviço de Atendimento ao Cliente
    Manekineko Restaurante
    ===

    ResponderExcluir