sábado, 27 de junho de 2009
Meza Bar - Botafogo
terça-feira, 16 de junho de 2009
Espelunca Chic - Gávea
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Pizzaria Bráz - Jardim Botânico
Alessandro & Frederico Pizzaria - Ipanema
quarta-feira, 25 de março de 2009
Resposta - Manekineko Itanhangá
Ontem recebi uma resposta do Manekineko ao meu post sobre a loja do Itanhangá. Reproduzo-a abaixo, ipsi literis. Em seguida, alguns comentários:
Sérvio,
Agradecemos imensamente sua contribuição para conosco. Não conseguimos lançar nossa resposta no Blog.
Buscamos monitorar nossos restaurantes através de câmeras instaladas em todos os setores a fim de garantir a máxima atenção e higienização dos funcionários em todos os processos.
Seguimos todas as Normas da Vigilância Sanitária e temos em nossa empresa os setores/equipes de Segurança Alimentar, Operacional, de Culinária e de Qualidade (16pessoas no total nestes 4 setores) empenhados para alcançar os padrões de qualidade desejados. Além de termos uma Central de manipulação distribuição própria para toda a rede. Recebemos frequentemente visitas do Órgão que emite laudos totalmente satisfatórios.
Nossa gerente ao leva-lo às nossas dependências seguiu a norma, colocando sua touca também.
Seguimos um plano de higienização – rotina de limpeza - e neste fica definido que os setores devem ser lavados com freqüência, principalmente a cozinha a fim de evitarmos acúmulos de resíduos. Os colaboradores utilizam botas de borracha branca (cor tb exigida pela Vigilância) para evitarem contato com o chão molhado e os produtos químicos usados. O chão molhado é quase uma freqüência , pois em nossa rotina de limpeza este é bastante lavado e no período escolhido para visita, encontrávamo-nos em processo de fechamento.
No sushibar ao final da noite recolhemos todas as sobras de pontas de makimonos que você verificou e então pesamos e incluímos numa planilha de perdas. Todas as pontas que por ventura sobrem, são desprezadas.
Na copa o funcionário é bastante vigiado para que faça assepsia adequada de suas mãos.
As sobremesas são pouquíssimo manipuladas neste setor, havendo somente retirada de bolas de sorvete e aquecimento de brownie. As demais são feitas na cozinha. As hortaliças usadas na decoração vem acondicionadas em embalagens próprias e já higienizadas, sendo apenas colocadas na decoração no momento de saída do prato. De qualquer forma ficaremos bastante atentos a assepsia das mãos dos colaboradores do setor.
Os tonéis azuis virados de cabeça para baixo na cozinha são extremamente necessários para empresas amigas do meio ambiente que recolhem e doam o óleo usado para fábricas de sabão e vidro. Não jogamos no ralo/esgoto como muitos locais fazem, a fim de contribuirmos com um planeta melhor para todos.
Estudamos outras ações a fim de melhorarmos ainda mais neste quesito.
Vamos fazer melhorias na nossa área de delivery conforme sugestão e o convidaremos para retormar quando estiverem prontas. Mudaremos as cadeiras por bancos de plástico menores e aumentaremos a iluminação.
Ficamos muito contentes que tenha gostado do cardápio, pratos, atendimento e da nova reforma. Buscamos sempre nos esforçar e fazer ao máximo para termos os nossos clientes satisfeitos.
Serviço de Atendimento ao Cliente
Manekineko Restaurante
Bom... Eu gostei muito de receber uma resposta. Como eu já disse, acho que o Manekineko manda muito bem em termos de relacionamento com o cliente. Reconhecer erros e prometer consertá-los é algo raro, e demonstra o comprometimento com a qualidade e satisfação.
A única coisa que me aporrinhou na resposta deles foi dizerem que a gerente também pôs touca ao entrar na cozinha comigo, se isso não aconteceu. Ora, na mesma hora eu notei (e ANOTEI) isso, afinal já vinha com esse ranso do Braz.
Sobre a cozinha molhada... Hmmm... No exato momento em que entrei, não havia ninguém ativamente LAVANDO a cozinha. Se alguém já TINHA LAVADO, tenho a impressão que já deveria ter SECADO também (ao menos passado um rôdo). O chão não estava úmido. Estava molhado, empoçado. Além disso, quando entrei na cozinha não era muito tarde, e ainda haviam várias mesas ocupadas, contrariando o que disseram sobre estarem em "processo de fechamento". Isso também se aplica aos makimonos que, segundo a resposta, estariam prontos para descarte. Não era final de noite.
Sobre os tonéis azuis... Muito legal o lance do descarte do óleo. Já vi um restaurante que jogava o óleo no BUEIRO logo em frente. Ponto pra eles, apesar de achar que eles estavam desnecessariamente bagunçados. Apenas aspecto visual mesmo.
Eles não comentaram nada sobre as falhas na obra do bar sobre as quais falei. Vamos ver se, quando me convidarem para conhecer as mudanças, terão mexido nisso também.
Concluindo, o simples fato de SE IMPORTAREM já é um grande diferencial.
segunda-feira, 23 de março de 2009
Yumê - Jardim Botânico
Emporium PAX - Shopping da Gávea
terça-feira, 10 de março de 2009
Papo de Boteco
segunda-feira, 9 de março de 2009
Juice & Co. - Leblon
- Senhor, não estamos na época de tangerinas, então seu suco pode ficar um pouco mais amargo que o normal. O senhor quer assim mesmo, ou prefere um outro?
Manekineko - Itanhangá
Pizzaria Braz - Jardim Botânico
- Boa noite... Será que o senhor poderia nos indicar a MELHOR entrada que vocês têm?- Claro! É o nosso pão de calabresa.- Ótimo!! traga dois por favor!!!! - pedimos com empolgação maior que a razoável.- Eh... Bem... Acabou.- Como assim acabou? A que horas fecha o restaurante?- Às 2 da manhã.- São 10 da noite, e a sua PRINCIPAL entrada acabou?- É... O pão de calabresa é feito de um dia para o outro, e sempre fazemos menos para não sobrar.
- Tudo bem... É uma pena, queríamos muito comer o pãozinho com o azeite. Já que não tem, será que você poderia mandar fazer uma massa de pizza um pouco mais grossa que o normal, só para termos o que molhar no azeite?- Não, pois não temos esse item no cardápio.- Tudo bem, cobra o preço de uma pizza, mas faz sem cobertura nenhuma, e um pouco mais grossinha.- Não posso. O tamanho da pizza é padronizado.- Deus do céu, homem. A pizza é moldada por uma máquina?- Não. É a mão.- Então dá pra pedir pro pizzaiolo fazê-la um pouco mais altinha, só pra ficar melhor de molhar no azeite?- Não.